Vamos revisar os pneus antes da viajem para as férias

Com a chegada das férias aumenta o número de viagens e veículos automotivos que circulam pelas rodovias do país. Mas, para desfrutar deste período de descanso não basta só entrar no carro e “pegar a estrada”, a revisão geral nos veículos de passeio é necessária e importante para evitar imprevistos e aumentar a segurança de toda a família. Pensando nisso, a Goodyear oferece as principais dicas e orientações para uma viagem mais segura e prazerosa.

“É comprovado que os cuidados básicos com a manutenção do veículo podem proporcionar uma viagem segura e mais tranquila para toda família. Além disso, para garantir que o pneu tenha o desempenho esperado a revisão deve incluir a verificação da pressão de ar e se há necessidade de balanceamento, alinhamento e rodízio dos pneus. A verificação do peso ideal de carga que o veículo e os pneus suportam também deverá ser respeitado”. Explica Patricia La Porta, Gerente de Marketing Pneus para Automóveis e Camioneta da Goodyear.

Principais orientações

Escolha o pneu correto: Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade, são compatíveis com o recomendado pela montadora verificando o manual do fabricante do veículo, sempre respeitando essa recomendação em caso de reposição.
Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados. E, por último, se repor apenas dois pneus, instale-os no eixo traseiro do veículo.

Verifique a pressão de ar: Por ser um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, conseqüentemente, sua vida útil, a pressão de ar deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Muito importante é checar a pressão quando os pneus estão frios, de manhã, evitando que o pneu rode longas distâncias e usar a pressão especificada pelo fabricante do veículo.

Balanceamento: O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio (que deve acontecer a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração ou desgaste irregular na banda de rodagem. Ele é importante porque rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir.

Alinhamento: O alinhamento é indicado para oferecer uma eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão cantando nas curvas e se os volantes ficam tortos nas retas.

Rodízio: O rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Importante: o primeiro rodízio do veículo é o mais importante. Cada veículo possui um esquema específico de rodízio (dependendo do tipo de tração, tipo de veículo, etc), portanto o ideal é consultar um vendedor da Casa do Mercedes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s