No consumo de diesel, o detalhe faz toda diferença

Esta é uma das lições do Programa de Gestão de Custos Operacionais desenvolvido pela Volvo para transportadores

Depois de participar do workshop “Gestão de Custos Operacionais”, que está sendo realizado pela Volvo em diferentes partes do País, o empresário Paulo Alves Ferreira decidiu iniciar um programa de treinamento de motoristas. Somando o resultado obtido em menos da metade de sua frota de 31 caminhões, a economia de diesel foi equivalente ao valor de um caminhão novo por ano.

“Decidimos focar na diminuição dos custos que são relevantes. E o consumo de combustível é o que mais se destaca numa operação de transporte comercial”, afirma o empresário Paulo Alves Ferreira. Além de redução do consumo de diesel, os treinamentos proporcionaram o aumento da vida útil dos pneus e dos componentes do trem-de-força (motor, caixa de câmbio e eixo traseiro).

Ferreira dirige há mais de 20 anos a Pedra Branca Transportes que tem sede em Ibiraçu, cidade próxima a Vitória no Espírito Santo. Ele foi um dos 640 empresários participantes do programa durante o ano de 2009. Para 2010, a Volvo projeta atingir 750 clientes no esforço de disseminar a cultura da gestão de custos de forma profissional.

São conceitos sobre como administrar custos fixos e custos variáveis que Mauro Jordan, consultor contratado pela Volvo, especializado em gestão, procura passar em suas palestras durante os workshops.“Muitos empresários possuem boas ferramentas em suas empresas, como softwares de gerenciamento de frotas, mas ainda não tiram o melhor proveito delas”, avalia.

O diesel representa, em média, metade dos custos do transporte. Investir em treinamento dos motoristas pode proporcionar uma economia de até 15% no consumo de diesel. O uso correto de defletores pode somar outros 10%. Manutenção correta 7% e alinhamento de eixos, outros 7%.

“A competitividade no setor de transportes é muito grande atualmente e o transportador tem muita dificuldade de repassar custos para frete. Por essa razão, o aumento da eficiência em sua gestão é crucial, inclusive para sua sobrevivência”, afirma Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.

Os interessados em participar dos workshops da Volvo devem procurar a rede de concessionários. Pela internet, no endereço www.volvo.com.br/custooperacional é possível fazer uma simulação do custo por quilômetro de um caminhão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s