Mercedes-Benz Atego é o “Caminhão do Ano 2011”

Por ocasião do Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA 2010, realizado em Hannover, na Alemanha, uma comissão de especialistas internacionais elegeu o novo Mercedes-Benz Atego de 12 toneladas como o “Caminhão do Ano 2011”. Dessa forma, jornalistas de veículos comerciais de 23 países europeus renderam tributo à inovadora tecnologia do Atego: por um lado, um caminhão com versatilidade e muitas qualidades, especialmente no trabalho de distribuição em curtas distâncias; por outro, o modelo Atego 1222 L EEV BlueTec Hybrid, visto pelos jurados como pioneiro em sistemas de propulsão alternativa.

O Júri Internacional do Caminhão do Ano justificou assim essa grande vitória: “Na nova família Atego, a Mercedes-Benz apresenta um caminhão médio versátil com duas almas. Por um lado, o motorista de distribuição em curtas distâncias agora consegue equipamentos que há pouco tempo eram reservados a motoristas que atuam em longas distâncias. Por outro lado, a propulsão híbrida propicia a redução das emissões de CO2 de veículos comerciais dentro da União Europeia”.

De acordo com as regras da premiação, os jurados concedem o título de “Caminhão do Ano” ao caminhão que traz a contribuição mais inovadora ao transporte rodoviário em termos de economia, emissões, segurança, dirigibilidade e conforto. O Mercedes-Benz Atego atingiu um total de 127 pontos, ganhando a competição. O caminhão que ficou em segundo lugar recebeu 82 pontos e o terceiro, 45 pontos.

Na entrega do prêmio, realizada no Salão de Hannover, Hubertus Troska, vice-presidente executivo da Divisão Caminhões Mercedes-Benz Europa e América Latina, afirmou: “Estamos muito felizes, porque o reconhecimento dos jurados confirmou nossos esforços em dois pontos significativos: primeiramente, que oferecemos ao veículo de distribuição a atenção que ele merece por conta de seu desempenho no suprimento diário das necessidades de nossa sociedade. Em segundo lugar, isso mostra que estamos certos em continuar com os investimentos e desenvolvimentos em tecnologias do futuro, como a propulsão híbrida, mesmo em situações econômicas adversas. Tudo isso agora está compensado”.

Atego BlueTec Hybrid: menor consumo e emissões de CO2
O caminhão Atego BlueTec Hybrid tem o potencial de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 entre 10 e 15% nos serviços de distribuição em curtas distâncias, em comparação com os caminhões de motorização convencional. Após uma bem sucedida operação com clientes dos primeiros protótipos do Mercedes-Benz Atego Hybrid, no fim do ano passado, as primeiras 50 unidades do Atego BlueTec Hybrid puderam ser vendidas a clientes alemães. O objetivo desta frota é comprovar a praticidade diária do caminhão híbrido em operações regulares de transporte de clientes, demonstrando a famosa confiabilidade do Mercedes-Benz Atego também em sua variante híbrida.

Outros importantes aspectos da adequação para produção em série são a disponibilidade de diferentes versões de distância entre eixos, opções de direção do lado esquerdo ou direito e o serviço especializado da Mercedes-Benz também para a nova tecnologia.
A Mercedes-Benz Trucks apoia o Atego BlueTec Hybrid em uma arquitetura híbrida paralela, visto que é a que melhor se adequa ao desenho técnico do sistema de transmissão do caminhão. Neste arranjo dos componentes para sistemas híbridos, o motor elétrico é posicionado atrás do motor de combustão e embreagem, mas antes da transmissão. Com este desenho, o motor de combustão e o motor elétrico podem movimentar o caminhão individualmente ou em combinação. A configuração permite partida elétrica, recuperação, regulação pelo motor elétrico, bem como uma otimização das características do motor diesel. Comprovou-se assim que essa é a melhor solução. Comparado com um sistema convencional, os componentes adicionais incluem a bateria para acionar o motor elétrico, conversor de frequência ou transformador de voltagem, juntamente com os controles híbridos e refrigeração.

Pensando nas emissões, no consumo de combustível e no peso, o atualizado motor de 4 cilindros EURO V EEV é utilizado no Mercedes-Benz Atego BlueTec Hybrid. A plataforma do veículo de distribuição com acionamento híbrido é o Atego 1222 L EEV. O veículo básico já atende ao rigoro padrão EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles, veículos excepcionalmente compatíveis com o meio ambiente) e, com um peso bruto total de 11,99 toneladas, esse caminhão pertence a uma categoria especialmente popular de caminhões de distribuição na Europa, viajando gratuitamente pelas rodovias alemãs. Seu compacto e leve motor de 4 cilindros OM 924 LA com deslocamento de 4,8 litros desenvolve 160 kW (218 hp) a 2.200 rpm e rende um torque máximo de 810 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm.
A arquitetura híbrida é complementada pelo motor elétrico refrigerado a água com potência de 44 kW e torque máximo de 420 Nm. Este é um motor trifásico de ímã permanente. O motor elétrico está localizado entre a embreagem e a transmissão automatizada (o Mercedes-Benz G 85-6 de seis velocidades, com sistema automatizado de troca de marcha Telligent).

O acionamento híbrido suporta o motor de combustão
O motor elétrico recebe sua energia de baterias de lítio-íon de alta potência e alto desempenho. As baterias são alimentadas com a energia recuperada dos freios. Quando o motorista aplica os freios do caminhão, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia de frenagem em corrente, que é armazenada na bateria até sua capacidade máxima. O mesmo ocorre quando o caminhão está desacelerando – movimentando-se sem que o acelerador seja pressionado, mas com uma marcha engatada. Um conversor de frequência altera a voltagem DC da bateria para a voltagem AC do motor elétrico. A atuação do sistema de partida/parada, que desliga automaticamente o motor, reduz o consumo de combustível e o ruído para zero, nos semáforos, por exemplo.

Como característica de identificação, o novo Atego segue o atual estilo de design da família de caminhões Mercedes-Benz. A frente redesenhada com a distintiva grade de radiador ressalta a semelhança da família com a atual linha Actros. Com isso, o novo Atego também fornece uma indicação externa de suas inovadoras qualidades como uma máquina completa na distribuição em curtas distâncias.

Fonte: Mercedes-Benz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s