A importância do uso do cinto de segurança nos ônibus

Se ocorrer algum tipo de acidente e o passageiro não estiver usando cinto de segurança o seu corpo sofrerá uma grande variação no peso de seus órgãos e, conseqüentemente no seu peso total devido as desacerelações provocadas pelos acidentes, mesmo em baixa velocidade.

O Cinto de segurança usado corretamente além de minimizar as lesões em casos de acidente, evita que o passageiro seja projetado ou expulso de seu assento, e distribui a energia cinética gerada no impacto entre as partes mais fortes do corpo. Mesmo que os ônibus modernos dispõem de um sistema chamado de “compartimentalização”. Onde a alta absorção de energia por parte dos encostos dos assentos combinada com os espaços estreitos entre os bancos cria um “compartimento” protegendo os ocupantes em caso de colisões, porém no caso de capotamento e tombamento, o banco além de dificultar o salvamento, aumenta gradativamente a gravidade das lesões.

A Norma precisa se adequar às crianças menores de 10 anos, pois se uma pessoa adulta terá como obrigatoriedade à utilização do Cinto de Segurança, como será o dispositivo de segurança para as crianças menores de 10 anos. Com isso as crianças não poderão mais viajar no colo e as empresas deverão dispor de cadeirinhas de segurança para o seu transporte.

O cinto de segurança para adulto não protege as crianças com menos de 1,45 m dos traumas de um acidente.


Observação: Lembrando que, no caso de um impacto frontal de um ônibus a criança que viaja no colo de sua mãe será prensada entre o Corpo da Mãe e a estrutura do banco dianteiro, absorvendo todo a energia gerada no impacto.

Os tipos de acidentes mais freqüentes que envolvem ônibus nas rodovias são:
– Colisão Traseira
– Colisão Frontal
– Tombamento e/ou Capotamento
– Colisão Lateral

Assim descreveremos as principais lesões encontradas nas vítimas desses vários tipos de acidentes.

Colisão Traseira => O maior risco é a lesão em coluna cervical, “devido ao movimento de chicote feito pela cabeça”, a qual é evitada pelo passageiro caso o mesmo esteja sentado corretamente na sua poltrona, pois o encosto de cabeça evitará esse movimento. E deverá estar associado ao cinto de segurança, pois caso contrário perderá sua eficácia (Vide colisão frontal).

Colisão Frontal => Lesões de face, de tecido cerebral (direta ou indireta), de coluna cervical (luxação e / ou fratura) devido o chicote provocado pelo impacto com o banco do passageiro da frente, traumas torácicos, que podem resultar em “explosão pulmonar” (pneumotórax), fraturas de arcos costais que em grande número podem acarretar problemas ventilatórios (tórax instável), ruptura de artéria aorta por deslocamento das estruturas do mediastino, fraturas de fêmur, lesões ligamentares e vasculares nos joelhos e membros inferiores, etc.

Colisão Lateral => Muito importante levar em conta o outro veículo envolvido, devido diferencial de altura. As mais importantes são Ônibus X Ônibus e Ônibus X Caminhão / Carreta. => As estruturas do veículo irão atingir os seus ocupantes. Posso encontrar fraturas de úmero, clavícula e arcos costais, lesões de estruturas intratorácicas e intra-abdominais (lado esquerdo / motorista – baço e direito / passageiro – fígado), fraturas de fêmur e “bacia” e risco de dano em coluna cervical, etc.

Capotamento => O corpo do passageiro sofre impacto em todas as direções, chocando-se contra as estruturas do veículo. Um dado extremamente importante => Quando a vítima é ejetada, ela aumenta em 6 vezes a sua chance morrer. Como todos os segmentos corpóreos são atingidos, partimos do princípio que são pacientes extremamente graves com grande risco de descompensação iminente.

As maiorias esmagadoras das lesões acima citadas podem ser evitadas e / ou minimizadas com o correto uso do cinto de segurança.

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