Óleo: É fácil reciclar

LOJISTA SÓ TEM O TRABALHO DE ARMAZENAR. EMPRESA ESPECIALIZADA PAGA PARA RETIRAR

Uma preocupação acompanha Roberto Felcman desde quando ele abriu seu próprio negócio –a Felcman Auto Center, em Magé (RJ)– há quase dois anos, depois de passar 20 anos atuando na construção civil. É a reciclagem.

“Sempre reciclei tudo o que pude”, conta. O autocenter de Roberto é visitado mensalmente por uma empresa especializada, que, com um equipamento de sucção, faz a coleta do o óleo acumulado em tambores de 200 litros. A empresa retira cerca de 100 litros de óleo por mês, pagando R$ 0,25 ao proprietário por litro de produto coletado. Além disso, fornece um cer-tificado de coleta, para que o estabelecimento, se fiscalizado, comprove a retirada do óleo de forma legal. “Não tenho preocupação em pagar a uma empresa para retirar os resíduos, e ainda por cima ganho dinheiro”, completa Felcman.

A inquietação por conta do aquecimento global –reação da natureza ante o crescimento desenfreado de diversas formas de poluição no planeta– está cada vez mais freqüente na sociedade. E os fabricantes saem na frente em prol do meio ambiente. Veruska Ferraz, supervisora de Sistema de Gestão Integrado da Castrol, informa que a P empresa tem firmado programas de incentivo com órgãos estaduais.

“Temos contratos com coletores autorizados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para dar o destino adequado à coleta de óleo lubrificante contaminado”, explica Veruska. A embalagem do produto também é reciclável. Informações sobre esses programas podem ser obtidas pelo SAC 0800 7040720.

ATÉ NA COZINHA

Ainda há pessoas que jogam o óleo de cozinha no ralo, ou no quintal. É um erro grave. Uma pequena quantidade do produto pode contaminar mais de um milhão de litros d’água. Além disso, com o tempo o óleo entope o encanamento e o conserto sai caro –na maioria das vezes, é necessário quebrar pisos para a limpeza ou troca dos canos. Reciclar é o melhor remédio.

Já existem empresas especializadas na coleta de óleo de cozinha, que pode virar de sabão a ração animal. A rede de supermercados Pão de Açúcar, por exemplo, já possui coletores de óleo nas lojas, identificados pela cor marrom. Dessa forma, os postos de coleta estão cada vez mais perto de casa. E a reciclagem, cada vez mais possível.

Anúncios

Uma resposta para “Óleo: É fácil reciclar

  1. Saudações, sou Douglas. Gostaria de saber mais sobre tal Empresa de coleta de óleo. Nome, website, telefone, localidade, coisas do gênero. Será de muitíssima gratidão de sua parte se puder me informar.
    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s