Pit Stop

A Rede Bosch Service vem desde julho realizando no Estado de São Paulo inspeções gratuitas de emissões de poluentes em veículos. As inspeções acontecem durante pit stops promovidos pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), dentro da programação da Operação Inverno. A iniciativa prossegue até a terceira semana de agosto. As duas últimas verificações ocorrerão em 19 (Votorantim) e 20 de agosto (Sorocaba).

A Operação Inverno, realizada pela Cetesb como parte do programa Respira São Paulo, tem o objetivo de monitorar a qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo, interior e litoral. A participação da Bosch no projeto amplia a parceria já existente da empresa com a Cetesb desde abril, quando tiveram início as avaliações gratuitas de opacidade da fumaça preta dos veículos a diesel em São Paulo e Guarujá, e que permanecem até setembro.

Durante a Operação Inverno, estão sendo inspecionados também veículos leves a gasolina, álcool e GNV. Nas inspeções, a Bosch disponibiliza técnicos e veículos equipados com opacímetro (para análise de opacidade dos veículos a diesel), analisador de gases e alinhador de faróis (para as inspeções de veículos leves).

FUMAÇA PRETA
A avaliação gratuita das emissões de fumaça preta dos veículos a diesel continua em vários pontos de grande circulação de caminhões, em São Paulo, independentemente da Operação Inverno.

Desde que teve início, o projeto já avaliou mais de mil veículos, sendo que mais de 50% foram reprovados, ou seja, estavam fora do padrão de emissões estabelecido pelo Conama, o que indica, principalmente, falta de manutenção preventiva, como regulagem da bomba injetora, troca de bicos injetores e troca de filtros.

Falece Figliolia, presidente do Sincopeças

Luciano Figliolia, presidente do Sincopeças-SP, faleceu em julho aos 84 anos. Ele esteve à frente da entidade por mais de 30 anos, dedicando-se às questões relacionadas ao varejo de autopeças. Ele atuou também por longo períodona Pellegrino. Admitido na empresa em 1944 como escriturário, ele a deixaria somente 45 anos depois, em 1989, então como diretor vice-presidente.

“Dr. Luciano exerceu papel fundamental no desenvolvimento do mercado independente e deixará saudades”, afirmou Antonio Carlos de Paula, Diretor e Gerente Geral da Pellegrino.

Wix renova ISO 9001

A Wix, divisão de filtros da Affinia, acaba de passar por auditoria da ABS Quality Evaluations e receber recertificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001-2000. Em 2005 a divisão de filtros recebeu a primeira certificação, que é válida por três anos. Após o recebimento, as auditorias de manutenção são realizadas a cada seis meses. A próxima auditoria de manutenção deve acontecer no início do ano que vem.

Produtos Tiph, agora, sob marca Max Gear

Agora, quando o varejista e o aplicador forem em busca dos produtos Tiph (peças para diferencial e semi-eixos), estes serão encontrados sob uma outra marca, a Max Gear. No início de junho, a Max Gear, passou a deter o direito de uso da marca Tiph e da tecnologia dos seus produtos.

A Max Gear foi fundada há dez anos, atendendo montadoras, sistemistas e reposição. Ela é especializada na fabricação de diferenciais para a indústria automotiva, utilizando tecnologia da marca Tiph. Segundo o gerente nacional de vendas Claudinei Andriotta, “a Max Gear conta com equipamentos de última geração e sistema de controle de qualidade e logístico que permitem uma produtividade elevada, atendendo plenamente as necessidades dos clientes”.

O principal benefício dessa alteração, na visão de Andriotta, é uma maior concentração nos processos. “Isso resultará em qualificação no atendimento aos nossos clientes, principalmente quando falamos em entregas, assistência técnica e garantia”, afirma.

QUALIDADE
“Visamos uma empresa extremamente competitiva no mercado de autopeças, com estruturas modernas e dinâmicas, e com produtos acompanhados dos mais rigorosos sistema de qualidade, como exige a norma ISO 9001”, acrescenta. Mais informações:www.maxgear.com.br

Fras-le vai às compras nos EUA

A Fras-le acaba de adquirir os negócios de pastilhas de freio da Haldex Brake, nos EUA. A aquisição permitirá à empresa ampliar em sete milhões de peças/ano a capacidade instalada de sua linha de produção deste componente. A iniciativa vem em continuidade ao processo de internacionalização da Fras-le. “Com esta oportunidade, conseguimos intensificar nossa presença fora do país e contemplar um de nossos objetivos estratégicos, que é crescer no mercado mundial de pastilhas de freio para veículos de passageiros e comerciais”, afirmou o diretor superintendente Daniel Raul Randon.

Sabó inaugura fábrica na China

Também a Sabó, fabricante nacional de juntas e retentores, está dando um importante passo no processo de internacionalização, com a inauguração, em outubro, de sua oitava planta no exterior, desta vez em Wuxi, na China. A nova planta, em área de 10 mil m2, inicialmente vai operar com 20% de sua capacidade. Os retentores que serão fabricados ali terão tecnologia brasileira com tempero alemão –a fábrica atenderá a Volkswagen.

Deixe um comentário